A Série B do Brasileirão 2019 foi uma das mais disputadas dos últimos anos, com times de diferentes estados do país buscando o acesso à primeira divisão. Ao final das 38 rodadas da competição, dezesseis times se alternaram entre as quatro primeiras colocações, mostrando a alta competitividade do campeonato.

O grande campeão da Série B foi o Bragantino, que conquistou o título com uma campanha impressionante, vencendo 22 vezes em 38 jogos e terminando a competição com 75 pontos, 10 a mais que o segundo colocado, o Sport Recife.

O vice-campeão Sport Recife fez uma campanha consistente ao longo do campeonato, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo do Bragantino nas rodada finais, o que acabou custando o título para o clube pernambucano.

Outros dois times conseguiram o acesso à Série A do Brasileirão: Atlético Goianiense e Coritiba. O Atlético Goianiense terminou o campeonato na terceira colocação, com 62 pontos, e o Coritiba na quarta colocação, com 57 pontos.

O acesso foi decidido apenas na última rodada da Série B, com o Coritiba vencendo o Vitória por 2 a 1 e garantindo a última vaga na elite do futebol brasileiro. O América Mineiro, que dependia de uma vitória para subir, acabou empatando em casa com o São Bento por 1 a 1 e ficou de fora.

Outro destaque da Série B foi o Paraná Clube, que fez uma campanha surpreendente ao longo de todo o campeonato e terminou na quinta colocação, com 56 pontos. O clube conseguiu se manter na parte de cima da tabela durante a maior parte do Brasileirão e teve chances de subir até a penúltima rodada.

Do outro lado da tabela, o Vila Nova foi rebaixado para a Serie C após ficar na última colocação com apenas 34 pontos. O Criciúma também foi rebaixado para a terceira divisão, terminando o campeonato na 18ª posição, com 36 pontos. Por fim, o São Bento foi o terceiro rebaixado da Série B, ficando na 19ª colocação, com 35 pontos.

Ao final de mais uma temporada da Série B do Brasileirão, fica a certeza de que a competição é uma das mais equilibradas e imprevisíveis do futebol brasileiro. Com times de diferentes partes do país lutando pelo acesso e contra o rebaixamento, os 380 jogos da Série B de 2019 foram repletos de emoção e de muita disputa em campo.