Becket, o favorito do rei é um filme baseado em fatos históricos que ocorreram na Inglaterra do século XII. O filme conta a história de dois amigos: Thomas Becket e Henry II. Becket era um clérigo muito próximo do rei e tinha o seu total apoio. Ele era o braço direito do rei e participava de muitas decisões importantes do reinado.

Porém, com o tempo, Becket começou a se distanciar do rei em relação às políticas e decisões que eram tomadas. Ele começou a defender a Igreja e criticar as atitudes do rei. Esse afastamento gerou muitas tensões entre os dois e acabou culminando no assassinato de Becket.

O filme é uma reflexão sobre amizade, poder e sacrifício. Mostra a importância da amizade e como, mesmo os melhores amigos, podem se tornar inimigos por causa do poder. Também retrata a importância do poder e como ele pode cegar as pessoas, fazendo com que elas tomem decisões equivocadas.

Além disso, o filme mostra o sacrifício que Thomas Becket teve que fazer para se manter fiel aos seus ideais. Ele poderia ter se voltado contra a Igreja e se mantido ao lado do rei, mas preferiu enfrentá-lo, não importando as consequências. Esse foi um grande ensinamento deixado pelo filme.

Becket, o favorito do rei é um filme que nos leva a refletir sobre vários aspectos da vida. Sobre amizade, poder, sacrifício e também sobre as consequências das nossas escolhas. É um filme que emociona, ensina e que ficará marcado na memória de quem assistir.