O cinema é uma arte que transcende barreiras geográficas e culturais, e em 2017 os espectadores foram agraciados com produções incríveis e emocionantes. Dentre os grandes filmes que ganharam destaque em diversas premiações pelo mundo, alguns se destacaram como os melhores filmes estrangeiros do ano.

Um dos filmes mais aclamados do ano foi A Forma da Água, dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro. O longa conta a história de uma zeladora solitária que trabalha em um laboratório secreto governamental e se apaixona por uma criatura misteriosa e fantástica que está sendo mantida em cativeiro. A Forma da Água foi o grande vencedor do Oscar 2018, levando quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme.

Outra produção que ganhou destaque em 2017 foi Timbuktu, do diretor Abderrahmane Sissako, que retrata a opressão vivida pelo povo do Mali sob o regime extremista islâmico. O filme foi muito bem recebido pela crítica especializada e conquistou importantes prêmios em festivais de cinema, como o de Cannes e o de Toronto.

Já o longa Corpo e Alma, dirigido pela húngara Ildikó Enyedi, conta a história de um casal que trabalha em um abatedouro, que tem sonhos intrincados desde criança, e que quando conhece o novo encarregado do turno noturno, começa a acreditar em uma conexão entre eles. O filme venceu o Urso de Ouro na Berlinale 2017, o principal prêmio do festival de Berlim.

Outro grande destaque entre os melhores filmes estrangeiros de 2017 foi o francês 120 Battements par Minute, do diretor Robin Campillo. O longa retrata a luta da comunidade LGBT na França contra a AIDS nos anos 90 e foi premiado na categoria Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Por fim, não podemos deixar de citar a produção chilena Uma Mulher Fantástica, dirigida por Sebastián Lelio. O filme conta a história de uma mulher trans que luta por seu direito ao luto após a morte súbita de seu parceiro. A produção ganhou o prêmio Teddy de Melhor Longa com Temática LGBT no Festival de Berlim e foi escolhida como Melhor Filme em Língua Estrangeira no Globo de Ouro 2018.

Em resumo, o ano de 2017 foi repleto de grandes produções cinematográficas ao redor do mundo, e os filmes estrangeiros não ficaram para trás. A diversidade cultural e a criatividade na produção desses longas garantiram um ano incrível para o cinema internacional.